02 de setembro de 2019
Compartilhar

Tocantins tem mais de 5 mil crianças e adolescentes com necessidades especiais


 

No Tocantins, quase 27 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência motora, visual ou mental, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na faixa etária de 10 a 15 anos, o total é 5.749 crianças e adolescentes com características excepcionais no Estado. Índices nacionais apontam que 23,91% da população possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a um total de 45,6 milhões de pessoas.

A Semana Nacional da Criança Excepcional é comemorada do dia 21 a 28 de agosto, com o objetivo de celebrar e, também, alertar sobre o preconceito. E mesmo com a vigência da Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionada em julho de 2015, muito ainda precisa ser feito por esses mais de 40 milhões de brasileiros.

Para o psicólogo da Unimed Palmas, Hudson Eygo Soares Mota, a Semana foi criada com o objetivo de combater a intolerância. “O foco principal da campanha é de desconstruir preconceitos arraigados, que foram socialmente construídos a cerca das necessidades específicas de crianças excepcionais. Nossa sociedade ainda tem muito que avançar quando o assunto é inclusão e efetivação dos direitos de pessoas com deficiência”, ressaltou.

Ainda de acordo com o profissional é preciso estimular as virtudes de cada um, independente da sua limitação. “Não se deve focar na deficiência, o foco de atuação são os seres humanos e suas potencialidades. Como psicólogo, tento orientar e compreender quais marcos do desenvolvimento são esperados para uma criança naquela faixa etária e traço uma linha de trabalho com foco na estimulação destas crianças”, enfatizou o psicólogo.



Galeria

f037a6b830ae17bc085cb8475ea5cb13

Outras noticias

Nota de Esclarecimentomore_vert
Nota de Esclarecimentoclose

Nota de Esclarecimento aos Beneficiários da ASSEMP

Primeiro procedimento de ultrassom intracoronário, que visualiza o interior das artérias do coração, é realizado no Tocantinsmore_vert
Primeiro procedimento de ultrassom intracoronário, que visualiza o interior das artérias do coração, é realizado no Tocantinsclose

Mais um grande avanço na área da saúde no Estado.