27 de abril de 2019
Compartilhar

Blitz educativa da Unimed Cuida alerta população sobre riscos da pressão alta


Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, lembrado nessa sexta-feira, 26 de abril, foi realizada, na manhã deste sábado, 27, no Parque Cesamar, em Palmas, a Blitz Saúde Educativa do Programa Unimed Cuida da Unimed Palmas. O objetivo foi levar informações e conscientizar a população frenquentadora do parque sobre os riscos da pressão alta. 

De Dianópolis, região Sudeste do Tocantins, Edmundo Dias de Sousa, de 50 anos, aproveitou a caminhada e parou, na blitz, para aferir a pressão. “A ação é muito importante e poderia acontecer toda semana” disse. 

"Muitas vezes não temos tempo de se quer medir a nossa pressão. Aqui é um local onde as pessoas se exercitam e essa oportunidade é maravilhosa. Tem que continuar", falou o guarda metropolitano, José Geraldo Paula, 62 anos, que estava com a pressão alta no momento da aferição e é diabético desde os 40 anos de idade. 

Dona Maria de Fátima Leite Batista, de 59 anos, não perdeu tempo e também mediu a pressão, após ter realizado a caminhada matinal. "Esta ação é maravilhosa porque nos incentiva a cuidar da nossa saúde. Eu deveria caminhar mais. Com o colesterol alto, preciso continuar as minhas caminhadas”, disse explicando que normal da sua pressão costuma ser sempre 12x8, embora tenha dado um pouco baixa hoje. 

Realizada há sete anos, na Capital, a equipe da Blitz Educativa contou com a participação das enfermeiras Mariana Barreto, Ludymilla Silva, Erika Barbosa e da técnica de enfermagem, Rosivânia da Silva. 

Brasil

Em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes tem pressão alta. A doença é silenciosa e existe certa dificuldade no diagnóstico prévio que, muitas vezes, só é feito quando há complicações. Por isso a importância da prevenção e conscientização das pessoas sobre os riscos da doença.



Outras noticias

Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosmore_vert
Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosclose

A ação foi realizada com a participação das cooperativas Unimed Palmas, Sicredi União MS/TO, Sicoob Credipar, Sicoob UniCentro Brasileira, Coopanest, Frísia e Coopsget. Foram parceiros: Ruraltins, Hospital do Amor, Hemocentro e o Instituto Embelleze.

Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosmore_vert
Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosclose

Na manhã do último sábado, 6, os moradores do bairro Taquari e região, em Palmas, participaram da celebração do Dia de Cooperar. As atividades se concentraram na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, que ganhou das cooperativas a reforma da quadra de esportes – que estava em estado precário e sem iluminação -, e a revitalização da horta.