27 de abril de 2019
Compartilhar

Centro de Especialidades Médicas promove momento de conscientização do TEA


O objetivo é a inclusão e a inserção de pessoas com TEA na sociedade

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu no mês de abril o Dia Mundial do Autismo com foco na conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas, e, no Brasil, estima-se que possua cerca de 2 milhões de autistas.

O (TEA) engloba diferentes condições marcadas por complicações no desenvolvimento neurológico, com características como desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Os sinais tendem a aparecer entre 2 e 3 anos de idade.

O Centro de Especialidades Médicas da Unimed Palmas (Ceme), realizou um bate-papo nesta sexta-feira, 26, com especialistas da área para conscientizar e falar sobre o TEA. Estiveram presentes no evento, pais e familiares de crianças que seguem o tratamento no Ceme, onde puderam compartilhar experiências e, juntos, discutirem sobre como melhorar a conscientização sobre o tema nos mais diferentes ambientes em que as crianças frequentam. 

Não existe um padrão para tratamento, assim como o TEA age de diferentes formas em cada pessoa, o acompanhamento de cada paciente é específico e individualizado, sendo sempre necessário a participação ativa da família e de equipes multidisciplinares. 

A contadora, Patrícia Rabelo da Silva Sales, é mãe do Vinícius, de 09 anos, diagnosticado com TEA aos 03 anos. “Há 06 anos que estamos trabalhando para a inclusão e melhoria de qualidade de vida do Vinicius. Quando recebemos o diagnóstico primeiro veio aquele luto, mas, depois saímos em busca de processos que podem ajudar. Ele faz terapia e já estamos incluindo outros tratamentos como a integração sensorial”, ressaltou. Segundo Patrícia, o maior objetivo da família é a busca para que ele fique bem socializado e que esteja totalmente adaptado para fazer todas as atividades da sua rotina sozinho.



Outras noticias

Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosmore_vert
Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosclose

A ação foi realizada com a participação das cooperativas Unimed Palmas, Sicredi União MS/TO, Sicoob Credipar, Sicoob UniCentro Brasileira, Coopanest, Frísia e Coopsget. Foram parceiros: Ruraltins, Hospital do Amor, Hemocentro e o Instituto Embelleze.

Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosmore_vert
Moradores de Taquari e região, em Palmas, recebem celebração do Dia de Cooperar de braços abertosclose

Na manhã do último sábado, 6, os moradores do bairro Taquari e região, em Palmas, participaram da celebração do Dia de Cooperar. As atividades se concentraram na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, que ganhou das cooperativas a reforma da quadra de esportes – que estava em estado precário e sem iluminação -, e a revitalização da horta.